Ciranda das artes

Escola Waldorf em Niterói

Cultura à comunidade!

A Ciranda do Sol dá a luz o seu valioso braço direito, que trazemos ao público com imensa alegria: a Ciranda das Artes.

A Ciranda das Artes se apresenta como um projeto de Cultura para a comunidade, promovendo arte e saber, trazidas em formas de cursos, oficinas e vivências.

Mais a frente também iremos promover palestras.

Através de diversas manifestações artísticas como o teatro, as artes manuais, as artes plásticas, as artes visuais, o yoga, a capoeira, e outras.

As Oficinas são divididas por faixas etárias, atendendo desde os 4 anos até os 100 anos!

As atividades pretendem estar permeadas pela diversidade cultural, como as nossas brasilidades.
E, ao mesmo tempo, vivenciarmos à luz das contribuições e valores da filosofia de vida de nossa comunidade:
os ideais comunitários, o cultivo à relação com afinidade entre os professores, a escuta e o respeito ao outro, a reflexão interior.
Entre outros valores, buscamos sempre cultivar o caráter de promover vida e saúde.

Portanto em nossas atividades há a Arte de Viver, as trocas, o caráter terapêutico e salotogênico, ou seja, promotor de saúde!
Concebemos o ser em sua totalidade: de um corpo e de uma individualidade interior, que devem estar conectadas.


Parte dos recursos angariados através da Ciranda das Artes, será fundamental para promover a manutenção de todo este Projeto, que está sendo gestado há muito tempo com muito cuidado, e, que luta bravamente para ampliar as suas fronteiras.

Temos o desejo e o projeto de fortalecer um fundo de recursos para que possamos promover a responsabilidade social, através de mensalidades reduzidas e até bolsas para pessoas em situação de baixa renda, promovendo a economia solidária que acreditamos.

Para tudo isso, há pessoas envolvidas e dedicadas para fazer tudo isto possível. E queremos que você venha conhecer pessoalmente a Ciranda das Artes!

Nossas atividades

Escola Waldorf em Niterói

Teatro

O Teatro é uma das expressões artísticas mais mais prazerosas que existe já que proporciona ao indivíduo o poder de expressar-se e ao mesmo tempo, a de observar a si mesmo num espelho mágico de infinitas possibilidades. Através dele é possível desenvolver a criatividade, a conscientização corporal, a desinibição, a memorização, a concentração e a musicalidade através de exercícios de improvisação teatral, criação de personagens e produção de cenas criadas a partir de temas sugeridos e histórias em geral. Ainda é possível estimular o autoconhecimento, aprender um novo olhar sobre as vivências do cotidiano, experimentando novas formas de expressão e linguagem. Desenvolver a capacidade criativa e perceptiva, investigar as aptidões individuais e desenvolver também uma convivência saudável em grupo através de um espaço lúdico e criativo.


Horários: Segundas – 16h30 às 18h – Adolescente
Sextas – 16h30 às 18h – Adulto

Escola Waldorf em Niterói

desenho e Pintura

Na criação artística, os alunos aprenderão a vivenciar os processos criativos com materiais como lápis, carvão, gizes e aquarela, enquanto se desenvolvem a partir da orientação adequada das suas ações com estes materiais! No desenho, e consequentemente, na pintura, há a possibilidade de educar a própria vontade através das decisões corajosas que são tomadas em sua prática individual, fortalecendo a escolha sem medo do erro, mas assumindo riscos de maneira seletiva. Construir caminho para a forma plástica através da dinâmica de formulação da imagem artística, contribui para a construção do caminho de vida, além de ser fonte inesgotável de soluções diversas, no maravilhoso mundo de criar ação! As(os) participantes conhecerão sobre os rítmos gráficos, composição, luz e sombra e etc, observando o próprio desenvolvimento durante as atividades, de acordo com a proposta pedagógica da iniciativa.

Horários: Segundas – 16h30 às 18h – Livre
Quintas – 16h30 às 18h – Livre

Escola Waldorf em Niterói

MUSICALIZAÇÃO

Porque cantar em coral? Cantar em grupo desenvolve nossa musicalidade de uma forma muito diferente de quando estudamos um instrumento musical. Algo divino acontece quando um grande grupo canta em perfeito uníssono. E a emoção aumenta quando dividimos a harmonia em 2, 3, 4 vozes. A cappella ou com uma grande orquestra, quando vários apaixonados se unem algo especial acontece! Por ser uma atividade coletiva, estimula o espírito de equipe aumentando a integração social. Musicalmente é uma ótima oportunidade para conhecer diferentes gêneros musicais, cantar em vários idiomas melhorando a articulação da fala, e promove um aprimoramento da percepção musical (melódica, harmônica e rítmica). Por trabalhar com a respiração, reduz os sintomas como ansiedade e estresse, estimula a criatividade, exercita a memória, trabalha a concentração e o desenvolvimento cognitivo e motor. Afinal, quem canta os males espanta! Beneficia o sistema imunológico.


Horários: Terças – 16h30 às 18h – 16 anos
Quartas – 16h às 18h30 – 16 anos
Quintas – 16h30 às 18h – 16 anos

Escola Waldorf em Niterói

Capoeira

A capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira. Surgida do sincretismo de rituais, danças e elementos da cultura africana em terras brasileiras. Abrange várias facetas: a luta, o jogo, a dança, as acrobacias, a música, a expressão corporal, o ritual. Um dos intuitos da aula é desenvolver as capacidades físicas, o desenvolvimento das estruturas psicomotoras de base, a consciência corporal e o equilíbrio. É ensinada de forma lúdica e divertida, por médio de histórias, lendas e mitos e jogos adaptados por faixa etária, nela incentiva-se a prática de instrumentos musicais como o berimbau, o atabaque, o pandeiro e o agogô.  Focada no potencial criativo de cada criança e na sua capacidade de se maravilhar com o mundo, o objetivo é orienta-los para um desenvolvimento harmonioso, onde a criança possa desenvolver com toda a sua integridade corpo, alma e espírito, de modo que possa ser útil para si e para os outros.


Horários:

Escola Waldorf em Niterói

Contaçao de histórias, artes e vivências

A Oficina de Contação de Histórias, Artes e Vivências trará uma abordagem mais terapêutica das artes a partir dos Contos. A proposta é um momento intimista, em que, a partir de Contações de Histórias, se desenrolarão algumas atividades artísticas como desenhos, colagens, escritas poéticas, etc. Tais abordagens – tanto dos Contos, quanto das artes plásticas, quanto das vivências -, são capazes de promover o auto conhecimento, a confiança, a ação, a maior qualidade da sua observação de mundo e de sua presença, etc. O desenvolvimento de um ser deve abranger o seu corpo, a sua mente, o seu anímico/interior. Quando atendemos à estas necessidades e desenvolvemos tais inteligências, podemos estar e atuar no mundo com mais qualidade. Os Contos, a partir de uma abordagem psicanalítica Junguiana, como também nas abordagens terapêuticas e Antroposóficas, falam a linguagem da psiquê, e permitem que a psiquê daquele que escuta o conto selecione os ‘alimentos’ interiores que necessita, reorganizando diversos conteúdos internos. As linguagens artísticas se dispõem como ferramentas para a criação de imagens artísticas, e, o entrosamento com estas imagens, criadas dentro de processos, podem vir a revelar possibilidades, soluções e caminhos pessoais a serem seguidos. A escrita poética e intuitiva também é uma forma de imagem a ser utilizada. As vivências, aqui, estão ligadas a oportunidades de, diante de um cotidiano contemporâneo de tantas atividades e marcado pela pressa, possa-se desacelerar. Apenas com a capacidade de devida calma pode-se experienciar as coisas de forma verdadeira. Portanto as vivências podem entrar de forma muito oportuna como uma respiração, um relaxamento, uma caminhada lúdica no espaço de natureza que nosso espaço oferece, entre outras coisas, a partir de como os processos se enveredem.  

Horários: a combinar.

Quero participar!

1 Step 1
Faixa etária
Atividade de interesse
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Blog

Precisa de algum auxílio?