Brincar livre

Ciranda do Sol Descomplica: Os benefícios da educação ao ar livre

Muitas pessoas ficam agradavelmente surpresas ao saber que os alunos Waldorf passam boa parte do tempo ao ar livre. Essa prática é especialmente enfatizada no dia a dia Waldorf de creches e jardins de infância, mas é incorporada em todas as séries ao longo do currículo, você sabia? Continue lendo o artigo e descubra os benefícios da educação ao ar livre!

Benefícios

Existem inúmeras razões para envolver as crianças na natureza. É sabido que a prática estimula a criatividade, desenvolve habilidades motoras, promove consciência ambiental, impulsiona o desenvolvimento intelectual e físico, incentiva um estilo de vida saudável e favorece o desenvolvimento social e emocional dos pequenos. Saiba mais!

Na prática!

Estar em meio a natureza proporciona um ambiente para respirar ar fresco, testemunhar as maravilhas do mundo natural e desenvolver a capacidade de observação.

O Brincar Livre faz parte do ambiente Waldorf, e como o próprio nome sugere, não é diretamente conduzido ou organizado por um adulto. E os educadores Waldorf estão constantemente oferecendo atividades livres tanto em espaços internos quanto externos. 

Veja alguns exemplos das práticas aqui na nossa Iniciativa Waldorf:

Atividade livres internas: Desenhar na Ciranda do Sol

Atividades Livres externas: Festa da Lanterna na Ciranda do Sol

Cultiva a Criatividade

Quando as crianças passam tempo ao ar livre, sem brinquedos pré fabricados  ou dispositivos eletrônicos, elas descobrem maneiras criativas de se envolver com os “brinquedos” naturais ao seu redor, estimulando assim sua imaginação e percepção de mundo, permitindo que criem seus próprios brinquedos e se relacionem com o mundo ao seu redor.

Brincar ao ar livre

Estímulo dos sentidos

A educação ao ar livre proporciona uma rica experiência sensorial. As crianças têm a oportunidade de sentir o sol na pele, ouvir os sons da natureza, ver cores vibrantes e sentir os aromas naturais.

Esse estímulo dos sentidos promove o desenvolvimento cognitivo, emocional e físico, auxiliando no aprimoramento das habilidades motoras e na percepção do mundo ao seu redor.

Uma prática que reúne muito bem todos esses sentidos é o dia do Pão, veja mais sobre em: Ciranda do Sol Descomplica: O preparo do pão nas escolas Waldorf .

Conhecer os alimentos e aprimorar os sentidos

Desenvolve e constrói a consciência corporal

Quando as crianças são livres para criar, é notável observar as estruturas elaboradas que constroem, como abrigos feitos com galhos caídos e encontrados no ambiente a qual foram expostas, construções com areia e muitas outras criações lindas e únicas dos pequenos.

Ao construir com elementos naturais, as crianças exercitam seus movimentos motores amplos, trabalhando e fortalecendo seus músculos.

Saúde Física e Mental

Além de desenvolverem a consciência corporal, essa prática faz com que as crianças colaborem entre si e desenvolvam habilidades de comunicação, flexibilidade de pensamento, trabalho em equipe e resolução de problemas. 

Respirar ar puro, especialmente em uma floresta ou perto de uma praia, traz muitos benefícios. No artigo intitulado “Here’s Why a Walk in The Woods or a Dip in The Ocean Is So Great For Your Health”  que pode ser traduzido como “Aqui está o motivo pelo qual uma caminhada na floresta ou um mergulho no oceano é tão bom para sua saúde” dos autores Jeffrey Craig e Susan L.Prescott,  explica que ao estarmos envolvidos em ambientes naturais como estes,  respiramos bactérias benéficas, óleos essenciais derivados de plantas que podem influenciar a perspectiva mental de maneiras benéficas, o que aumenta o nosso bem-estar físico e mental.

E afirmam: “Há cada vez mais evidências de que podemos ajudar a moldar a saúde mental e física de nossos filhos, expondo-os a ambientes mais verdes enquanto trabalham, descansam e brincam”. 

Já experimentou passar um tempo com crianças em meio a natureza? Praias, parques, florestas,  logo após esse período é notável como as crianças respondem bem, não é mesmo? Há uma calma naquelas que apresentam comportamentos mais ansiosos ou até mesmo violentos.

Aprendizado através da Observação

A educação ao ar livre ajuda nossas crianças a se tornarem observadores atentos!

Ao passarem tempo na natureza, as crianças começam a notar as mudanças sazonais em seu ambiente, como as variações de luz ao longo do dia ou a transformação das paisagens e biomas com a mudança das estações. Aqui elas vivenciam de verdade cada ciclo da natureza.

Conexão com a natureza e conscientização ambiental

Passar tempo ao ar livre permite que as crianças desenvolvam uma conexão profunda com a natureza desde pequeninos. Ao explorar, elas aprendem a apreciar a beleza e a diversidade do mundo ao seu redor. Essa conexão fortalece o senso de responsabilidade e cuidado com o meio ambiente, cultivando futuras gerações mais conscientes e sustentáveis.

Criança em cima da árvore

Ciência: Aprendizado prático

Se engana quem pensa que as crianças expostas a esse método não irão desenvolver e aprender conceitos e conteúdos formais futuramente.

Ao ar livre, o aprendizado se torna uma experiência prática e envolvente. As crianças podem explorar conceitos científicos por meio de observações de plantas, animais e fenômenos naturais.

Elas têm a oportunidade de experimentar conceitos matemáticos por meio de jogos e atividades ao ar livre. Esse aprendizado prático estimula a curiosidade, a criatividade e a resolução de problemas, tornando o processo educacional mais significativo e memorável para elas.

Estímulo à atividade física e práticas saudáveis

A educação ao ar livre promove um estilo de vida ativo e saudável. As crianças têm a liberdade de se mover, correr, pular e explorar, o que contribui para o desenvolvimento físico e a melhoria da saúde.

Brincar livre - Criança correndo

Além disso, a alimentação dos pequenos é natural e permite que provem e se relacionem os alimentos fontes de vitaminas e minerais essenciais para o desenvolvimento. Possibilitando que tenha uma relação saudável com alimentação por toda a vida

brincar livre - professora e alunos se alimentando com frutas

Desenvolvimento social e emocional

A interação ao ar livre oferece um ambiente propício para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Elas aprendem a trabalhar em equipe, a resolver conflitos, a comunicar suas ideias e a desenvolver empatia. A natureza também proporciona um ambiente tranquilo e acolhedor, que pode ajudar na redução do estresse e da ansiedade, contribuindo para o bem-estar mental e emocional.

Ciranda do Sol

A Iniciativa Waldorf Ciranda do Sol, está privilegiadamente localizada na região do Oceânica de Niterói. Cercada de muitas paisagens naturais, o espaço tem o aconchego de uma casa, tanto a área externa quanto interna são muito exploradas pelos pequenos, que amam aprender e se divertir por aqui!

Bairro Vale Feliz – Engenho do Mato

Niterói – RJ

Se você está interessado em saber mais sobre nossa Iniciativa e gostaria de agendar uma visita, entre em contato através do nosso WhatsApp ou agende um acolhimento em Boas Vindas – Ciranda do Sol

Para saber mais sobre a pedagogia Waldorf e nossa iniciativa, continue acompanhando o nosso blog. Também compartilhamos curiosidades e muita informação no Instagram e WhatsApp da Ciranda do Sol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de algum auxílio?